Os contratipos que muitas vezes podem ser chamados de dups, estão no mercado há muito tempo, porém tem se popularizado muito nos últimos no Brasil.
Não se engane, há uma grande diferença entre perfumes originais, contratipos e perfumes similares. Mas fique tranquilo, cheirosos, aqui você poderá saber a diferença de cada um.
Para isso, vamos voltar um pouquinho na história do perfume.
Antigamente os perfumes eram feitos exclusivamente de matérias primas extraídas da natureza, porém no século XIX houve a revolução na história do perfume com a chegada dos perfumes produzidos por químicos em laboratórios, o chamado produto sintético.
Através dessa evolução os perfumes deixaram de ser apenas florais, cítricos e amadeirados e nasceram os produtos que lembram a maresia, sal e principalmente o gourmand.
Dito isso, o processo dos perfumes sintéticos possibilitou o aumento da nossa cartela de aromas, sensações e lembranças.
Os perfumes originais, são obras primas criadas por renomados perfumistas que produzem um caminho olfativo, uma assinatura de sua obra com anos de estudos. De forma didática, podemos dizer que eles produzem uma receita única.
Os contratipos não são perfumes fakes ou falsificados, são em sua grande maioria perfumes sintéticos que possuem o objetivo de chegar o mais próximo possível do caminho olfativo criado por um perfumista, ou seja, recriar esta receita em laboratório, o que muita das vezes possibilita em uma venda mais acessível, visto que não irá precisar buscar por matérias primas caras e sim replicá-las.
Entretanto, perfumes inspirados não possuem como objetivo recriar uma fragrância, e sim manter uma base/lembrança da inspiração e o final será uma nova criação olfativa.
Portanto, podemos dizer que não há fakes, e sim um desencontro de informações sobre cada um deles.
Perfumes inspirados são originais em sua finalidade, por mais que lembre outro.
Perfumes contratipos são a arte de recriar quase 100% uma matéria prima criada pela natureza sem comprometer a qualidade do produto final.
Produto sintético _ Vg.Lembra daquele bolinho de laranja que não possui nenhuma laranja em sua receita, porém o aroma e sabor é o mesmo ? Essa é a intervenção humana na recriação.